Comunidade

Mater Dolorosa de Jerusalém

Somos o povo da Cruz

Da Condenação à Ressurreição: Vivendo a Semana Santa guiados por Maria.

 

Chegamos à Grande Semana, à Magna Semana!

 

“Louvai ao Senhor todas as nações, louvai-o todos os povos, porque sem limites é a sua misericórdia para conosco, e eterna a fidelidade do Senhor.” (Sl 116)

 

Ainda vivendo com profunda gratidão O Grande Mistério do Amor de Deus que se entrega por Amor, rezamos com o salmista,

“que poderei retribuir ao Senhor por tudo o que ele me tem dado?”
                                                      (Sl 115,3)

 

Ao iniciarmos esta Semana Santa podemos ter um olhar apenas na Grande Vitória que a Ressurreição nos confirma, porém gostaria de convidar a você, meu irmão e minha irmã, a fixar primeiro o olhar, com amor e esperança, na Vitória da Cruz.

 

Para nos ajudar nesta reflexão, visito com você o Evangelho de São Marcos, capítulo 2, onde encontramos o episódio dos quatro homens que levam seu amigo paralítico para ser curado por Jesus.  Podemos imaginar seus corações um tanto frustrados quando

“Jesus, vendo-lhes a fé”, disse ao paralítico “Filho, perdoados te são os pecados”.

 

Esperavam um grande milagre de cura e ouvem algo que parece não fazer sentido com o que procuravam.

Mas, por causa da falta de fé e dos pensamentos dos escribas, Jesus opera o milagre esperado,

 

“para que conheças o poder concedido ao Filho do homem sobre a terra (disse ao paralítico), eu te ordeno: levanta-te, toma o teu leito e vai para casa. No mesmo instante, ele se levantou!”

 

Assim pode acontecer conosco diante do Mistério da Cruz. Na espera da Ressurreição, não alcançarmos que a Vitória já está na Cruz!

 

Amados irmãos, a Virgem Dolorosa quer nos acompanhar nesta Semana Maior, quer caminhar lado a lado conosco, de mãos dadas, para que não percamos nada da ação de Deus. Quer se fazer presente em cada Santa Semana  em cada Calvário que precisemos percorrer ao longo de nossa história.

 

 Que abraçados à Santa Cruz e amparados pela Mãe das Dores aprendamos a viver em íntima união com o Amado e, descubramos ou aprofundemos a beleza escondida na Santa Cruz!

 

Mater Dolorosa de Jerusalém, rogai por nós!

TEXTO POR.png