Bispos do Leste 1 presentes na 55ª Assembleia Geral em Aparecida

Cardeal Orani João Tempesta. Arcebispo da Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro – Presidente do Regional Leste 1

Durante os dias 26 de abril a 05 de maio de 2017 os bispos do Conselho Episcopal Regional Leste 1, junto dos bispos de todo o Brasil, estarão reunidos em Aparecida-SP, aos pés da Padroeira do Brasil, para rezar e realizar mais uma edição da sua Assembleia Anual.

Nesse ano a assembleia traz como temática central Iniciação à Vida Cristã: Um processo formativo do discípulo missionário de Jesus Cristo “Dá-me de beber” (cf. Jo 4,5-42). A organização do texto de trabalho que os bispos receberam e irão desenvolvê-lo com o intuito de tornar-se um documento da Igreja no Brasil, divide-se em três capítulos e tem como base o método VER (Aprender da história e da realidade) – ILUMINAR (Discernir como Igreja) – AGIR (Propondo caminhos). Dessa forma, os bispos querem que a Igreja se anime e busquem cada vez mais a compreensão do processo de iniciação cristã, em suas diferentes dimensões e nas mais variadas realidades em que estamos inseridos.

Dom Antônio Augusto Dias Duarte, Bispo Auxiliar da Arquidiocese do Rio de Janeiro

Todos os bispos titulares das dioceses do Regional Leste 1 estão presentes nesta 55ª Assembleia Geral da Conferência Episcopal do Bispos do Brasil. Junto deles estão os auxiliares da Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro, mais três bispos eméritos (Dom Mauro, Dom João Messi e Dom Elias). Dom Orani João Tempesta, presidente do Regional, apresentou na noite do primeiro dia de assembleia um programa ao vivo na Rede Vida, fazendo um boletim do que aqui será tratado, focando principalmente no tema central, a Iniciação à Vida Cristã, e ao momento político do país que será abordado no Projeto Pensando o Brasil.

Fonte: CNBB