Simpósio de Preservação do patrimônio artístico e cultural Petrópolis – Rio de Janeiro

Nos dias 19 e 20 de maio, a Universidade Católica de Petrópolis sediará o I Simpósio: Preservação do Patrimônio Artístico e Cultural. O evento é promovido pelo Regional Leste 1 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, que tem Dom Gregório Paixão, Bispo da Diocese de Petrópolis, como referencial para a Pastoral da Cultura.

O Simpósio tem como objetivo contribuir para a formação de agentes interessados na valorização e promoção e salvaguarda do patrimônio artístico e cultural, além de promover a interação e troca de experiências, metodologias e estudos, envolvendo todos os campos da preservação e oriundos do setor público, do setor privado e das comunidades.

Com foco na elaboração de projetos e captação de recursos, as palestras serão ministradas por profissionais e pesquisadores do IPHAN, BNDES, UCP e CNBB, que abordarão temáticas como: as normativas para a aprovação de projetos junto ao IPHAN, a aquisição de recursos junto às entidades de fomento cultural, a elaboração e apresentação de projetos culturais às leis de incentivo à cultura, a arte como expressão das coisas criadas por Deus, entre outros.

A Cerimônia de Abertura contará com a presença do Cardeal Arcebispo do Rio de Janeiro, Dom Orani João Tempesta, O.Cist.

Através do Simpósio espera-se suscitar nos participantes e na sociedade em geral a valorização, o respeito e o cuidado pelo patrimônio artístico e cultural.

As inscrições estão abertas, mediante envio da ficha de inscrição para o e-mail simposiopetropolis@gmail.com. O pagamento da inscrição será efetuado no dia do evento.

A programação e outras informações estão disponíveis nos seguintes sites: www.diocesepetropolis.org.br e www.ucp.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *