Assembleia dos Bispos do Regional Leste 1

O último dia da Assembleia do Regional Leste 1 – CNBB, 25 de novembro, foi marcado pela mensagem dos Bispos do Estado Rio de Janeiro ao Povo Fluminense e a conclusão do relatório da Assembleia.

Para que o povo tenha vida

A primeira atividade na Assembleia do Regional Leste 1 hoje foi a celebração da Liturgia das Horas e em seguida os presentes participaram da Missa de Encerramento que foi presidida pelo Dom Orani João Tempesta, arcebispo metropolitano de São Sebastião do Rio de Janeiro e presidente do Regional Leste 1 – CNBB. Ao final da missa, Dom Tarcisio Nascentes dos Santos, bispo de Duque de Caxias e secretário do regional, leu a mensagem que os bispos emitiram ao Povo Fluminense. Nessa mensagem, os prelados falam da grave crise que assola o Estado e convocam o povo a serem construtores de um projeto político que faça que faça a nossa nação avançar a democracia e que rompa com os tentáculos das máfias incrustadas no poder, para que tenhamos uma sociedade mais justa e solidária (você pode acessar o documento na íntegra, clicando aqui).

Prioridades do Regional

Em seguida foi dado prosseguimento à Assembleia com a apreciação do Relatório Final elaborado pelos Padres Douglas e André do clero de Niterói, o Monsenhor Catelan e Dom Joel Portella, para que fossem feitas as últimas ponderações e em seguida fosse apresentado e aprovado pela 16ª Assembleia do Regional Leste 1 – CNBB. O texto final possui três eixos com pistas de ação. Jovens, Leigos e Leigas e a Iniciação à Vida Cristã. E servirão de orientação e sugestão às Arquidioceses e Dioceses do Estado do Rio de Janeiro para que ajudem na em suas atividades pastorais e missionárias. (Acesse aqui o texto com as Pistas de Ação)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *