Missão Jovem na Amazônia – MA

No quarto dia da missão da CNBB os jovens dividiram-se em dois grupos, alcançando diferentes realidades da cidade de Caxias/MA.
Todas as mulheres foram direcionadas para o Centro Educacional São Francisco de Assis, no bairro Ciriema, cidade de Caxias. Criado em 2008 por Dom Frei Luiz d’Andrea e assistido atualmente por Dom Vilson, o Centro atende cerca de 900 pessoas, entre elas 190 crianças no contraturno escolar, referente a nove escolas da região, que recebem reforço escolar, balé, horta, reciclagem, catequese para batismo e primeira comunhão. Os outros atendidos são adultos e idosos que, em parceria com diversos setores econômicos, comerciais, o Senai e o Senac, podem participar de diversos cursos como costura, pintura, tutora em tecido e bordado. Funciona ainda como referência das pastoraia sociais (entre elas o Caritas e a Pastoral da Criança) e, para os habitantes do bairro, o Programa Mesa Brasil (distribuição de alimentos apropriados para consumo e descartados por outros). Os responsáveis hoje são Maria Júlia, a irmã Enilda (franciscana missionária de Siusa) e Gil (orientador social).

Missão Jovem Amazônia 2017As missionárias realizaram diversas atividades. No turno da manhã, após uma oração com as crianças, uniram-se aos educadores no reforço escolar, na cozinha, na brinquedoteca e onde se fez necessário. Na parte da tarde realizaram um momento de animação e evangelização com as crianças, auxiliaram na separação de alimentos para as famílias e conversaram com mães e responsáveis. A seguir saíram para visitar a casa de alguns dos estudantes, conhecer suas realidades de vida e suas famílias.

Os missionários dedicaram seu dia inteiro à uma visita evangelizadora à Fazenda da Esperança masculina da Diocese. Cerca de 40 irmãos estão em estado de recuperação e reintegração na socioedade, e os jovena tiveram a oportunidade de experimentar seu dia a dia e seus trabalhos como a horta, capina, cozinha, faxina e outros. O Pe. Toninho celebrou a Santa Missa para viverem com Deus esse momento.

A noite se encerrou com a Santa Missa no convento das irmãs franciscanas de Siusa, um jantar na Comunidade de São Benedito e um louvor na praça promovido pelos jovens do Setor Juventude da paróquia da Imaculada Conceição e São José.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *