Congresso Diocesano das Novas Comunidades

 Neste final de semana, dias 17 e 18 de fevereiro, a Comunidade Mater Dolorosa de Jerusalém participou do Congresso Diocesano das Novas Comunidades da Diocese de Petrópolis, realizado na Casa de Formação São José de Cascatinha. O Congresso contou com a presença do Pe. Wagner Ferreira, membro consagrado da Comunidade Canção Nova, com o tema “Identidade e Missão”.

Durante esses dois dias, refletimos que o membro de uma Comunidade Nova deve deixar-se atrair por Cristo para assim compreender e aderir com entusiasmo o carisma que lhe foi dado como graça vinda do Espírito Santo, pois o fundamento do chamado e da vocação é o amor a Jesus Cristo e o grande desejo de fazer a vontade do Pai. Pe. Wagner também falou sobre o discipulado, afirmando que alguns são chamados a qualificar o discipulado através do carisma (dom do Espírito), cuja função é contribuir para a edificação do corpo místico da Igreja.

Através da profissão de fé de Pedro fomos conduzidos a tomar consciência de quem nós somos e qual será a nossa missão no exercício do mistério da fé. Assim como colocar os nossos dons a serviço da Comunidade para que a obra funcione com maior eficácia.

A missão da Comunidade precisa ser partilhada a partir da vida comunitária e, esta precisa de disciplina de todos, incluindo principalmente as autoridades, pois onde cada um faz o que quer, quando quer e da forma que quer, corre-se o risco de se perder o carisma e o amor à obra confiada.

Participaram também deste Congresso, membros das seguintes comunidades: Água da Vida, Alegrai-vos, Éfeta, Mãe do Verbo, Magnificat, Mater Dei, Servos da Divina Misericórdia, Shalom.

No último dia tivemos a alegria de receber o bispo diocesano de Petrópolis, Dom Gregório Paixão, OSB que de forma entusiasmada presidiu a celebração eucarística e em sua homilia exortava aos presentes a estarem atentos às tentações e propostas do demônio que tem sempre por finalidade ridicularizar e destruir tudo o que por Deus fora criado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *