UCP realiza XII Semana Acadêmica do Centro de Teologia e Humanidades

De 9 a 14 de abril, a Universidade Católica de Petrópolis realiza a XII Semana Acadêmica do Centro de Teologia e Humanidades (CTH) com o tema Educação pelo diálogo: um caminho para a superação da violência. Direcionada a alunos e também aberta ao público, a programação gratuita terá palestras, oficinas, lançamento de livro e atividades de extensão com objetivo de debater qual a contribuição da educação para a superação da violência em todos os âmbitos. As atividades serão realizadas no campus Benjamin Constant.

“A educação é protagonista no processo para alcançarmos valores que nos levem a verdadeira cultura de paz. Nós, da Universidade Católica de Petrópolis, temos esse imperativo, como educadores e como cristãos cônscios de nossa missão de fomentar a respeitabilidade e a integridade da pessoa humana”, frisa o professor Bruno Tamancoldi, coordenador do curso de História do CTH.

A abertura acontece na segunda-feira (09.04), às 19h, com a apresentação da Escola de Música da UCP seguida da palestra Educação como Superação da Violência: a ACN (Ajuda à Igreja que sofre) no Brasil e no Mundo, ministrada pelo diretor da ACN Brasil, Valter Callegari. Antes, às 18h30, acontece a Santa Missa naCapela Nossa Senhora de Sion.

Ana Carolina Kopke Rocha, consagrada celibatária da Comunidade Mater Dolorosa de Jerusalém

Ana Carolina Kopke Rocha, consagrada celibatária da Comunidade Mater Dolorosa de Jerusalém

Na quarta-feira (11.04), o evento contará com a participação de Ana Carolina Kopke Rocha, consagrada celibatária da Comunidade Mater Dolorosa de Jerusalém, que abordará o tema: “As Virtudes na educação: diálogo para evitar a violência”. Sua palestra acontecerá no salão nobre da Universidade iniciando às 19h.

Na terça-feira (10.04) a programação começa às 19h com apresentação da EMUCP. Em seguida, acontece a palestra Conversa sobre a Escola: A Escola está morta?, com o professor doutor Pedro Garcia e depois o lançamento do livro Letramentos Acadêmicos: teoria e prática, com a autora, a professora e doutora Marcela Tavares de Mello.

Na quarta-feira (11.04) acontece a palestra Aldeias Indígenas do Brasil e a Superação da Violência, com o professor Lindomar Padilha da Rede Eclesial Pan-Amazônica. O evento será às 9h no auditório.

Na quinta-feira (12.04) tem exibição do filme Porque a Beleza Importa?, seguida de discussão com o professor e mestre Antônio Carlos Gastão.

Na quinta também será realizada a primeira parte do minicurso Música e Representação da Violência: O caso das Guerras Mundiais. A aula, que acontece às 21h no auditório, será com o professor doutor Leandro Ricon. A segunda parte será na sexta-feira (13.04), às 19h, na Sala 6. A palestra O Brincar Cultural: Um diálogo entre educação e infâncias, com a professora Silvana dos Santos, encerra a programação da XII Semana Acadêmica do CTH no sábado (14.04), às 10h, no auditório. A programação completa do evento aberto ao público pode ser conferida no site ucp.br.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *