02/05/2016

Quem somos?

Imaculado-Coração-de-MariaA Comunidade Mater Dolorosa de Jerusalém é uma Nova Comunidade da diocese de Petrópolis, fundada no dia 26 de agosto de 1996 por Verônica de Sousa Jordão e Carla Ribeiro Britto. Tem como carisma estar com Maria aos pés da Cruz pela redenção da humanidade; como espiritualidade, a Cruz; e como missão, formar os filhos de Deus até a maturidade de Cristo.

A Comunidade nasceu na Paróquia de Sant’Ana e São Joaquim, em Cascatinha, e durante 12 anos cresceu e serviu neste território paroquial. Em 2005, Carla deixou a Comunidade, Verônica seguiu à frente da obra, apoiada na palavra do Senhor: “Eu te constituí Davi à frente do meu povo”. Em 2008, Pe. Antônio Carlos, até então diretor espiritual da Comunidade, compreendeu e assumiu o seu papel de cofundador ao lado de Verônica.

Somos o povo do Calvário, chamados a viver o mistério da Cruz no nosso dia a dia, unindo-nos à Virgem Dolorosa que está, de pé, junto ao Seu Filho na Cruz. Enquanto o Cristo padece na carne, Ela, a Mater Dolorosa, padece na alma, une-se ao sacrifício do Filho, confirma o seu sim por amor a Ele e em oblação por toda a humanidade. Ele, o Redentor; Ela, a corredentora. Nós, membros da Comunidade, somos chamados a, com Maria, fazer da vida oblação em favor de todos os homens e mulheres do nosso tempo.

A Comunidade é constituída por membros celibatários; membros casados e solteiros; e dois sacerdotes. Cada qual, segundo seu estado de vida, é chamado a vivenciar o carisma e a espiritualidade que nos foi confiada por Deus e compartilhar a missão da Comunidade.

Nossa missão se estende hoje por toda a diocese e já foi para além dela. A Comunidade já esteve duas vezes em missão na diocese de Anápolis, Goiás, e em Quillota, no Chile. Realizamos a evangelização de casa em casa; organizamos e pregamos retiros; contribuímos na formação dos casais; fazemos visitas aos enfermos e aos encarcerados; evangelizamos nas escolas e através dos meios de comunicação, pela rádio, TV e internet; realizamos acompanhamento pessoal e vocacional; sentimo-nos responsáveis e atuamos na formação de crianças, adolescentes, jovens e adultos.

Temos como um dos nossos principais projetos a Escola de Evangelização São Josemaría Escrivá. Através desse projeto acolhemos anualmente, em nossa sede, por um período de dez meses e meio, jovens católicos que tem o desejo de crescer no Senhor. A Escola tem como proposta a formação integral dos jovens e para isso há uma regra de vida que favorece a vivência de uma espiritualidade mais profunda; o estudo de diversas disciplinas, com o intuito de aprofundarem, dentre outros temas, o conhecimento da doutrina da Igreja; a vivência comunitária, que possibilita uma experiência concreta da beleza da vida em comum e o crescimento nas virtudes; e a realização de diversas experiências missionárias, através da atuação em alguns dos projetos desenvolvidos pela Comunidade.

 

Que a Mater Dolorosa, a Virgem-Mãe que esteve de pé aos pés da Cruz, ajude cada um de Seus filhos a descobrir e responder com generosidade aos planos do Seu Filho!