Nossa fundadora, Verônica de Sousa Jordão, é uma leiga consagrada celibatária, membro da Comunidade de Vida e responsável geral pela Comunidade Mater Dolorosa de Jerusalém.
Há 27 anos, depois de um período forte de intimidade e escuta de Deus, Verônica percebe o chamado a dedicar inteiramente sua vida a Deus como sua esposa, escolhida e separada para Ele. Ainda não compreendia como nem aonde, mas desde então faz sua entrega a Deus e à Sua vontade.
Dois anos depois, em 1996, ela percebe com uma outra jovem o chamado a fundar uma comunidade, uma nova família espiritual que geraria filhos para a Igreja. Juntamente com seu diretor espiritual na época, Padre Antônio Carlos Soares Cardoso, discernem essa entrega de vida e os tempos de Deus para o início do que seria, hoje em dia, a CMDJ.
Filha de Elaine e Eli Jordão, Verônica reúne a compaixão e oferta de vida pelas pessoas de sua mãe ao senso de virtude, honestidade e esmero no trabalho de seu pai. Foi também muito formada e forjada em um ano de intercâmbio fora do país, enquanto ainda estudante. Teve um encontro profundo com o Senhor na Igreja Católica em sua juventude, durante um retiro espiritual para jovens na Diocese.
Ao receber seu chamado particular, frequentava assiduamente a Paróquia de Sant'Ana e São Joaquim em Cascatinha - Petrópolis/RJ. Prontamente disse sei sim a Deus e buscou dar passos para realizar a vontade de Deus.
Como parte essencial de sua missão e vocação foi professora de inglês por 20 anos no Seminário Menor da Diocese de Petrópolis (Nossa Senhora do Amor Divino) e formou-se em psicologia, com especialização na logoterapia. Atende ainda hoje pacientes, auxiliando-os a encontrar o sentido de suas vidas em meio a tantas situações aflitivas que permeiam a humanidade.
Hoje, mãe de muitos e muitos filhos, Verônica se dedica à Comunidade. Parabéns, Mãe Fundadora, por esses 25 anos de lutas e alegrias, "nenhum dia sem cruz"!